um lugar para você ler sobre Jesus. um lugar para você ler sobre a palavra.

a relação entre Deus, homem e natureza

Autor(a):

no cenário vasto da intelectualidade, onde nossa inteligência e capacidade crítica nos concedem a liberdade de expressar opiniões e formular teorias, diversas perspectivas surgem para discutir a origem do homem – no caso, o ser humano.

alguns afirmam que viemos de uma “evolução natural”, uma teoria proposta por Charles Darwin, que sugere a evolução natural dos seres humanos ao longo de milhões de anos, a partir de ancestrais compartilhados com outros primatas, no caso os macacos.

piores do que Darwin, há quem diga que  a vida na Terra pode ter sido originada a partir de microrganismos ou material genético transportados por cometas, meteoritos ou outros corpos celestes. segundo essa teoria, a vida não se originou na Terra, mas sim em outro lugar do universo e foi transportada para cá mediante agentes externos. essa é a teoria da Panspermia e, de todas, a que eu menos simpatizo, pois embora eu seja meio estranho, não sou um alienígena, não vim de outro mundo.

a teoria do design inteligente me soa a mais sensata dentre as comentadas. ela argumenta que certas características do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por uma causa inteligente, em vez de processos puramente naturais. ou seja, não passa de uma forma gourmet de dizer que Deus criou tudo o que existe! 

por fim, há a teoria do criacionismo, que é a mais sensata e verdadeira, embora sua aceitação demande fé (Hebreus 11:6). essa perspectiva defende que Deus criou o homem à Sua própria imagem e semelhança, conforme descrito em textos religiosos como a Bíblia. e é nessa que acreditamos.

hoje estou iniciando uma série de 3 posts aqui no blog juntamente com a galera do Somo Criação – um movimento cristão que AMA, levanta a VOZ e se MOVEM pela criação. na série vamos falar sobre o Criador e a criação, de uma maneira bem descontraída e didática. acompanhe aqui no blog e também em nosso Instagram (@igaofilhodedeus e @somos.criacao)

a criação

ao examinarmos o relato bíblico da criação, encontramos uma narrativa em que Deus, o Ser Todo-Poderoso, é o autor de tudo. desde a formação da Terra e dos animais até a criação do homem à Sua imagem, vemos a interligação entre Deus, a natureza e o homem desde o momento da criação. vejamos:

¹ No princípio, criou Deus os céus e a terra. […]
²⁰ Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
²¹ Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. […]
²⁴ Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.
²⁵ E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
²⁶ Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
²⁷ Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
²⁸ E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. […]
³¹ Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. 
Gênesis 1

acima coloquei apenas alguns trechos de Gênesis, no capítulo um, para otimizar o conteúdo. contudo, sugiro que leia o capítulo inteiro!

no texto da criação vemos: 

  • Deus, o Ser Todo Poderoso por trás de tudo; 
  • a Terra e os animais sendo criados por Deus; 
  • o homem, também, sendo criado por Deus.

Deus, natureza e homem, no mesmo momento de criação. tal afirmação já deveria nos esclarecer tudo, mas infelizmente não. sendo assim, qual, então, a relação entre estes três?

a relação entre Deus, homem e natureza

 

No princípio criou Deus o céu e a Terra (…) (Gênesis 1:1).

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom (…)” (Gênesis 1:31). 

No princípio de TUDO, Deus criou a Terra e tudo que nela há. Tudo em perfeita ordem, dinâmica e equilíbrio. Tão perfeito que o próprio Deus viu que tudo que havia feito era MUITO BOM. Essa dinâmica perfeita, faz parte do estudo da ciência até os dias de hoje. 

A ciência (ecologia, biologia, geologia…) descobriu com o tempo que o ser humano é constituído de células como todos os outros seres vivos (bactérias, vírus, plantas, animais…) essas células possuem um DNA composto pela mesma base, para todos os seres vivos existentes (4 letras). Os seres humanos também são compostos pelos mesmos elementos químicos que o restante da criação, sendo eles ( C, H, O, N, P, S) principalmente. 

Ou seja, Deus não fez elementos químicos específicos para o homem a fim de diferenciá-lo do restante da natureza, tornando-o um ser superior. Nós temos a mesma constituição que o restante da criação, e isso é muito bem expresso em como (Gênesis 2:7) que afirma que o homem veio do pó da terra. Logo existe uma relação muito próxima entre nós e o restante da criação.

O Homem, que é a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27), foi feito do pó que constitui a terra. Essa é a representação Bíblica perfeita da relação existente entre Deus, o homem e a natureza. Uma relação que inclui o ser humano e a natureza como criação de um mesmo Deus onipotente, e que por ser boa, perfeita e agradável (equilibrada) aos olhos do próprio criador, necessita ser mantida da mesma forma, em perfeita harmonia e equilíbrio, para continuar sendo perfeita.  

Deus abençoe!

até mais!