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a unidade do Pai com o Filho; e do Filho com o povo

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atualmente, estou fazendo o estudo bíblico do livro de João com alguns adolescentes. durante a exposição do texto desta semana (João 17 – a oração sacerdotal de Jesus), que é um dos meus capítulos favoritos na bíblia inteira, o Senhor chamou demais minha atenção, como nunca antes – embora eu já tenha lido milhares de vezes este capítulo – para um ponto específico: a unidade do Pai com o Filho.

o livro de João difere dos demais evangelhos por conta da ênfase que o autor dá ao colocar Cristo Jesus como o Filho de Deus. enquanto Mateus focaliza Jesus como o Filho do Homem; Marcos como Jesus sendo servo; e Lucas como Jesus sendo a raiz de Davi; João, visando converter judeus e gregos, faz um tremendo barulho colocando Jesus como Deus, aquele que, no princípio, já era o Verbo, e era antes mesmo do princípio. para muitos, loucura, para nós, a verdade e salvação.

essa é uma característica do livro que me faz gostar tanto dele, pois quebra paradigmas. não tem como ler João e ficar em cima do muro. ou você crê que Jesus é Deus ou não.

mas enfim, voltando ao tema do texto, vamos falar da unidade do Pai e Filho…

Eu estou no Pai e o Pai está em mim

Jesus começa a revelar de maneira mais clara a sua unidade com o Pai no capítulo 10, em um momento de confronto com os judeus, que já tinham pegado em pedras para lhe atirar. Ele diz:

Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.
Nesse ponto, procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos. 
João 10:37-39

(grifo do autor)

já no capítulo 14, Jesus, ensinando a mesma doutrina de união entre Ele e o Pai, diz o seguinte:

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 
João 14:9-11

tais falas de Jesus vieram em um momento de discipulado, a sós com os 12, em que Filipe pede carecidamente para que Jesus lhe mostrasse o Pai. a resposta surpreendente de Jesus, nos revela a sua unidade com o Pai, pois, segundo o nosso Senhor, quem vê a Ele, vê ao Pai; e quem crê nEle, crê no Pai.

habitação mútua

no capítulo 10, vemos que podemos ver e conhecer o Pai ao conhecer e ver o Filho, pois ambos vivem em uma habitação mútua e constante. essa habitação mútua que Jesus ressalta aqui e, posteriormente, nos capítulos 14 e 17, é uma característica das relações dentro da Trindade. o Pai habita no Filho e no Espírito; o Filho habita no Pai e no Espírito; o Espírito habita no Pai e no Filho.

tal habitação é a base das afirmações do evangelho de João de que a glória contemplada na Palavra encarnada era “como do unigênito do Pai, cheio de glória e verdade” (1:14). 

isso nos confirma que, mesmo que nenhum humano veja a Deus, o Pai, o Filho o tornou conhecido (1:18) – logo, aquele que vê Jesus, vê ao Pai. neste caso, é importante frisar que, na resposta de Jesus, Ele não nega a distinção de pessoas em Deus, mas está lembrando a Filipe de que Ele é o único que pode nos revelar o Pai (Hb 1:3; 2 Co 4:4-6).

os teólogos usam o termo perichoresis e o termo latino circuminsessio para se referir a essa habitação.

com isso, podemos ver claramente a união do Filho com o Pai. além desta união, há ainda outra que a palavra ressalta e eu não trouxe nos versículos acima, mas queria discorrer a seguir: a unidade do Filho com o Povo.

as três grandes unidades proclamadas nas Escrituras

a palavra nos traz 3 grandes unidades proclamadas, que são:

  • a unidade das três pessoas da Trindade;
  • a unidade das naturezas humana e divina de Cristo;
  • a unidade de Cristo e seu povo na redenção.

quando, no capítulo 17, Jesus ora pelos seus e pela sua missão, Ele volta a trazer diversas falas que reforçam a habitação mútua que há entre Ele, o Pai e o Espírito. contudo, Ele vai além e nos inclui nessa relação através da obra redentora que estava prestes a se cumprir. vejamos o capítulo e discorramos sobre os fatos:

¹ Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,
² assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
³ E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
⁴ Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;
⁵ e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.
⁶ Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
⁷ Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti;
⁸ porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
⁹ É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
¹⁰ ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.
¹¹ Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
¹² Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
¹³ Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos.
¹⁴ Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.
¹⁵ Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.
¹⁶ Eles não são do mundo, como também eu não sou.
¹⁷ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
¹⁸ Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
¹⁹ E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.
²⁰ Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
²¹ a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
²² Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
²³ eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
²⁴ Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
²⁵ Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.
²⁶ Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. 
João 17:1-26

(grifos do autor)

de todos estes, o versículo que mais transparece tal unidade é o 23. mas nos versos, como um todo, notamos que há um padrão que caracteriza a relação eterna do Pai e do Filho, o qual, então, é refletido na unidade do Filho e dos cristãos – no caso, eu e você. 

tal padrão, neste capítulo, ressalta 5 áreas que gostaria de trazer aqui: unidade, glória, amor, missão, conhecimento. analisemos melhor por partes:

unidade

vemos Jesus trazendo a unidade do Pai para o Filho nos versículos 21, 23:

²¹ a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
²³ eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

e do Filho para o crente em 21, 23, 26:

²¹ a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
²³ eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
²⁶ Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. 

glória

vemos Jesus trazendo a unidade de glória do Pai para o Filho nos versículos 22, 24:

²² Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
²⁴ Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

e do Filho para o crente em 22:

²² Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;

amor 

vemos Jesus trazendo a unidade de amor do Pai para o Filho nos versículos 23, 24, 26:

²³ eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
²⁴ Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
²⁶ Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. 

e do Filho para o crente em 23, 26 e no capítulo 13:1:

²³ eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
²⁶ Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. 
¹ Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.  
João 13:1

missão 

vemos Jesus trazendo a unidade de missão do Pai para o Filho nos versículos 18, 23, 25:

¹⁸ Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
²³ eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
²⁵ Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.

e do Filho para o crente em 18:

¹⁸ Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

conhecimento

vemos Jesus trazendo a unidade de conhecimento do Pai para o Filho no versículo  25:

²⁵ Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.

e do Filho para o crente em 3, 8, 25, 26:

³ E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
⁸ porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
²⁵ Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.
²⁶ Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. 

O POVO DE DEUS SENDO UM COM DEUS

talvez você tenha se perdido com tantos versículos, mas calma, não se perca, pois tudo ficará mais claro agora!

em suma, diante dessa chuva de versículos, a conclusão que temos é que, mesmo sendo pecadores, depravados e merecedores da morte, a misericórdia de Deus e sua obra redentora nos salvaram de tal maneira que hoje não apenas somos livres da morte, do pecado e do juízo, mas somos UM com o Filho e assim com Pai.

ou seja, a habitação mútua que há na Trindade, agora, com a graça de Deus e seu Santo Espírito morando em nós, podemos fazer parte, sendo UM COM DEUS.

e esse padrão de unidade é o padrão da unidade do Pai com o Filho; do Filho com o povo; e do povo entre si.

O POVO DE DEUS SENDO UM ENTRE SI

a despeito da diferença radical entre o misteriosamente Criador trino e suas criaturas humanas finitas, a unidade de pessoas na Trindade é o padrão para a unidade dos crentes entre si por meio da união com Cristo.

há uma unidade de propósito e essência na igreja invisível (espiritual), e tal unidade perfeita (Ef 4:12-16), que irá se manifestar no dia de Cristo, já forma e modela o povo de Deus e deve ser observável também na igreja visível (organizacional), “para que o mundo creia” (v. 21) e conheça que o Pai enviou Jesus, o Filho (v.23).

a nossa união como povo, unidos com o Filho, que é unido com o Pai, revela que o Pai enviou o Filho. ao passo que – mesmo a unidade organizacional não sendo substitutiva da unidade espiritual – as divisões organizacionais também dão testemunhos de Cristo no mundo – sejam eles positivos ou negativos. 

sendo assim, os problemas organizacionais da igreja (corpo) dão mau testemunho daquele que é perfeito (1Co 1:10-13; 12:25; Gl 5:20). bem como a boa organização e ação da igreja na sociedade, dão bom testemunho de Cristo.

de qualquer forma, o texto nos mostra a união do Filho, com o Pai e Espírito, e que temos não só o privilégio de estarmos unidos com Eles, mas a obrigação de, como povo de Deus, sermos unidos entre nós, para que o mundo veja que o Pai enviou seu Filho. pense nisso quando tiver intrigas entre irmãos.

Deus abençoe.

até mais.