um lugar para você ler sobre Jesus. um lugar para você ler sobre a palavra.

encontrando alegria em Deus durante a juventude

Autor(a):

tu é jovem e acha que fazer o errado é certo, que ser rebelde é legal e que os mais velhos são ultrapassados? se sim, sinto em lhe informar, mas tu é muito burro!

a juventude é uma fase marcada por descobertas, desafios e, muitas vezes, por uma busca incessante por prazeres e felicidade. na sociedade atual, frequentemente associamos alegria a festas, diversões e prazeres momentâneos. 

mas é tolice dizer que isso é aproveitar a juventude. às vezes, mexendo em meu Instagram, vejo jovens publicando stories em festas, fumando pendrive e umas mangueiras esquisitas, achando que estão “mandando muito”. é triste que parte de nossa geração ache que isso é curtir a juventude, viver a vida e ser alegre. mas não é, é tolice.

como, então, podemos encontrar uma alegria duradoura e significativa?

ser descolado é idiotice, ser cringe é maneiro

hoje em dia, muitos jovens acreditam que a felicidade só pode ser encontrada nos lugares errados e das formas erradas. a mídia e a cultura popular incentivam a ideia de que ser feliz é sinônimo de viver intensamente, mesmo que isso signifique fazer escolhas erradas. 

a banalização de momentos preciosos, como passar tempo com a família e ter uma vida regrada e correta e a valorização de comportamentos destrutivos, como o uso de drogas e a participação em baladas, refletem essa mentalidade.

com isso, passamos a acreditar que:

  • fumar maconha é legal;
  • fumar pendrive é legal;
  • bebidas alcoólicas são legais;
  • ir pras festas/baladas e pegar várias pessoas é legal;
  • transar com quem e quantas pessoas puder é legal

sem falar na romantização do sofrimento, que tornou-se comum. muitos jovens se martirizam emocionalmente por motivos banais, criando uma atmosfera de tristeza e desespero. porém, esses sentimentos negativos podem levar a ações prejudiciais.

não seja trouxa, não vá com a manada de tolos, seja sábio. é importante lembrarmos que nossa conduta deve estar firmada na palavra de Deus e não nas efêmeras tendências do mundo.

para ilustrar essa mensagem, vejamos dois exemplos bíblicos, que narram a história de dois jovens. um foi tolo, o outro sábio…

Esaú: o tonto que buscou prazeres imediatos

em Gênesis 25:29-34, lemos sobre Esaú, que, faminto, vendeu seu direito de primogenitura por um simples prato de ensopado. vamos ler:

E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
30 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34 E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Esaú priorizou sua fome imediata sobre o valor espiritual e futuro de seu direito de primogenitura. ele trocou algo de valor eterno por uma satisfação temporária. o cara perdeu a bênção de primogenitura, que incluía a liderança familiar e a herança da aliança de Deus com Abraão e Isaque. sua decisão impensada teve consequências permanentes, e ele não conseguiu reverter a perda, mesmo quando se arrependeu e chorou por isso.

em Hebreus 12:16-17, Esaú é descrito como impuro por desprezar algo sagrado em troca de uma satisfação temporária.

essa história nos alerta sobre o perigo de priorizarmos prazeres momentâneos em detrimento de bênçãos espirituais duradouras. devemos valorizar as promessas de Deus acima das gratificações imediatas.

José e sua fidelidade a Deus apesar das tentações

por outro lado temos José, cuja história é narrada em Gênesis 39:7-12. vejamos:

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
8 Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
9 Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
10 E aconteceu que falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
11 Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
12 E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.

José manteve sua integridade e recusou os avanços da mulher de Potifar, mostrando sua devoção a Deus. mesmo enfrentando falsas acusações e prisão injusta, ele permaneceu fiel. eventualmente, Deus o exaltou, tornando-o governador do Egito e usando-o para salvar muitas vidas, incluindo sua própria família (Gênesis 50:20).

José foi um jovem esperto e sua história nos ensina que a fidelidade a Deus, mesmo em meio a provações e tentações, resulta em bênçãos e propósitos maiores. devemos confiar em Deus e manter nossa integridade, independentemente das circunstâncias.

aproveite sua juventude aos pés do Senhor

em Eclesiastes 11:9, somos encorajados a nos alegrar na nossa mocidade e seguir nosso coração, lembrando-nos sempre de que Deus nos julgará por nossas ações. 

Alegra-te, ó jovem, na tua juventude; e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda nos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. 

além disso, Eclesiastes 12:1 nos exorta a lembrar do nosso Criador nos dias da nossa juventude, antes que venham os dias difíceis.

Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida”. 

a verdadeira alegria na juventude não está nas efêmeras alegrias do mundo, mas em viver conforme a palavra de Deus.  como diz o Salmo 119:9: 

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

por fim, é como eu sempre digo: todos os dias saem de casa um esperto e um otário. basta saber quem você vai querer ser: 

  • o esperto que vive os propósitos de Deus em sua vida;
  • ou o otário que vive em busca dos prazeres imediatos.

que possamos buscar uma alegria verdadeira e duradoura em Deus. que nossas decisões sejam guiadas pelos valores espirituais e não pelos prazeres temporários deste mundo. 

e, acima de tudo, que nossa juventude seja vivida com propósito, integridade e alegria na presença de Deus.

Deus abençoe.

até mais.