a pluralidade posta sobre a humanidade é digna de um ser com uma capacidade e inteligência imensuráveis. não há ninguém que seja exatamente igual a outra pessoa; somos todos únicos, singulares e isso é muito poderoso.
entretanto, embora sejamos únicos, somos também muito semelhantes. e entre as semelhanças, há algo em nós que é fato: todos têm o ímpeto natural de não querer regredir.
regredir, segundo o dicionário, quer dizer: “retroceder; marchar para trás; diminuir, atrasar-se em número, em força ou em intensidade”. ninguém quer retroceder, marchar para trás ou piorar em nada; sempre queremos mais, nossos olhos sempre buscam o topo, e não o chão.
e isso é natural. não fomos criados para regredir, e sim para progredir, avançar, desenvolver…
em Gênesis 1:28, Deus diz o seguinte ao homem:
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
aqui vemos o mandato cultural que Deus impôs ao homem, e ele se resume a uma palavra: progressão. não fomos criados para regredir e nem para ficar parados; fomos criados para avançar, governar, desenvolver.
a vontade de Deus para nós:
Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; Porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
1 Tessalonicenses 4:1,2
E não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem-vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
Colossenses 2:19
(grifos do autor)
acima vemos o desejo do Senhor para nós, de que cresçamos, progridamos. além destes versículos, a palavra de Deus traz diversos outros que nos deixam claro que a vontade de Deus para os santos é a progressão, em diversas áreas:
fé:
Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo e a caridade de cada um de vós abunda de uns para com os outros.
2 Tessalonicenses 1:3
Não nos glorificando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação.
2 Coríntios 10:15
(grifos do autor)
além dos dizeres de Paulo, postos acima, podemos conferir as tantas exortações de Jesus nos evangelhos, por conta da pouca fé das pessoas:
E, quanto ao vestido, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Mateus 6:28-30
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
Mateus 8:26
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Mateus 14:31
E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá – e há de passar; e nada vos será impossível.
Mateus 17:20
(grifos do autor)
bem como às vezes em que Jesus se alegrou ao ver pessoas com grande fé:
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
Mateus 8:10
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher! Grande é a tua fé seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.
Mateus 15:28
(grifos do autor)
tais versículos nos mostram, claramente, que é vontade do nosso Senhor que venhamos a progredir em nossa fé.
amor:
outra área que o Senhor deseja que progridamos:
E o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco.
1 Tessalonicenses 3:12
(grifos do autor)
conhecimento:
Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
2 Pedro 3:18
Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus.
Colossenses 1:9,10
(grifos do autor)
gratidão:
Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;
Nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
Efésios 5:3,4
(grifos do autor)
resumindo, Deus quer que progridamos em diversas áreas de nossas vidas, e se formos resumir tudo isso em uma palavra, tal palavra seria MATURIDADE.
de verde a maduro:
Jesus Cristo é o exemplo perfeito de ser humano, é o exemplo perfeito da vontade de Deus e do que fomos criados para ser. perdidos em nossa total depravação, nem sequer chegamos perto de ser o que fomos criados para ser. na verdade, tínhamos até perdido essa essência de obediência em meio a tanto pecado.
Cristo, contudo, veio, como a revelação visível do Deus invisível, para nos mostrar e lembrar a vontade de Deus para nós, a forma íntegra que Ele sempre quis que tivéssemos.
Cristo foi o ser mais maduro que já pisou nesta Terra, e o desejo de Deus é que sejamos tão maduros quanto Ele. Paulo fala disso na carta aos Efésios:
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Efésios 4:13-15
(grifos do autor)
um chamado à maturidade:
a bíblia nos mostra algumas fases de maturidade espiritual que um cristão tem ao decorrer de sua vida. vejamos:
bebê espiritual:
1 Pedro 2:2-3: Desejai como meninos recém-nascidos, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes gustado que o Senhor é bondoso.
estes, os bebês espirituais, são os que acabaram de experimentar o novo nascimento (Jo 3:6) e foram regenerados (1 Pedro 1:23) pela palavra da verdade (Tg 1:18).
meninos:
neste texto, bem como no de Efésios, ele exorta para deixarmos de ser meninos e alcançar a varonilidade.
Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça.
Hebreus 5:12-13
jovens:
Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. Eu vos escrevo, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
1 João 2:12-14
adultos:
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
1 Coríntios 13:11
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
Hebreus 5:14
ou seja, nosso crescimento espiritual é como nosso crescimento físico; há estágios e há muita imaturidade até que cheguemos à estatura do varão perfeito, que é Cristo. é óbvio que Deus sabe que nunca conseguiremos, por nós mesmos, ser como Cristo, mas Ele espera que o tentemos. e se Paulo coloca Cristo como nossa meta de vida e maturidade, é porque ele acredita que é uma meta possível com o agir de Deus em nós.
este texto, acima de tudo, é um chamado à maturidade. é um chamado para que você deixe os comportamentos de criança, deixe os teus pecados de estimação, deixe as crenças que estão fora de Deus. largue o leite espiritual, no qual ainda tem de aprender os elementos rudimentares da nossa fé, e comece a amadurecer, aprendendo cada vez mais do evangelho e do Deus a quem servimos e adoramos.
Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir.
Hebreus 6:1-3
não dá para você ter os mesmos problemas e comportamentos do ano passado. cresça, amadureça! largue as coisas vãs, largue a pornografia, abandone teus pecadinhos de estimação, amadureça. seja discipulado, discipule, honre o Senhor em seus estudos, trabalho, na sua família. sirva sua igreja local. case, tenha filhos, os crie para a glória de Deus. pregue o evangelho, ensine pessoas a seguirem a Jesus…
estas pequenas coisas que falei acima, além de serem sinais de maturidade, é a melhor revolução que você fará na sua vida. lembre-se sempre: o foco é o PROGRESSO.
Deus abençoe.
até mais.