um lugar para você ler sobre Jesus. um lugar para você ler sobre a palavra.

o paradoxo da melancia: gratuita, mas com um preço

Autor(a):

há alguns dias, conversando com uma amiga, falávamos sobre melancia – porque eu estava comendo uma melancia. e a conversa foi de melancia para o meu blog. e se você me perguntar como a conversa chegou a este nível, lhe responderei parafraseando o querido personagem Chicó, da literatura brasileira, de Ariano Suassuna, “não sei, só sei que foi assim”.

e relacionando estes dois temas, ela me desafiou a escrever um texto que relacionasse o evangelho com uma melancia. algo difícil de se relacionar, a princípio. mas, quando paramos para pensar que tanto a melancia, como o evangelho, foram produzidas pelo mesmo Criador, as coisas começam a ficar mais fáceis.

dito isso, poderia eu relacionar ambos falando sobre A Casca e o Coração – relatando que a melancia tem uma casca verde e dura por fora, mas por dentro é vermelha, doce e cheia de vida. e que assim também é o evangelho: muitas vezes, por fora, pode parecer difícil de entender ou distante, mas quando conhecemos Jesus de verdade, descobrimos a doçura do amor de Deus.

ou então, eu poderia falar sobre O Sangue de Cristo, afinal, o vermelho da polpa da melancia pode nos lembrar do sangue de Jesus, derramado na cruz para nos dar vida eterna (1 João 1:7).

poderia falar sobre As sementes e a Multiplicação, visto que uma melancia tem muitas sementes dentro dela, assim como o evangelho; pois quando plantamos a palavra de Deus no coração das pessoas, ela pode frutificar e gerar novos discípulos (Mateus 13:23).

ainda mais, poderia dizer sobre Refresco e Satisfação, pois assim como a melancia é refrescante e mata a sede em um dia quente, Jesus nos dá a Água Viva, que sacia nossa sede espiritual para sempre (João 4:14).

enfim, são muitas as analogias que eu poderia usar. todavia, ao invés destes, decidi falar de outro tema, algo bem confuso até… uma antítese por natureza, mas que, quando bem explicada, faz muito sentido: gratuita, mas com um preço.

ela é gratuita

a palavra gratuita é um adjetivo que significa algo que não se precisa pagar, que é de graça, grátis. tal qual a melancia que eu estava comendo no dia em que conversava com minha amiga. 

veja bem, estávamos na igreja e não em uma feira. além disso, eu não fiz absolutamente esforço nenhum para ter ou comer aquela melancia. digo, apenas me ofereceram e eu comi, simples assim. a melancia, assim como muitos frutos da terra, é algo que podemos desfrutar gratuitamente quando alguém nos oferece. 

no entanto, para que uma melancia chegue até nós ou à nossa mesa, houve um processo: alguém precisou plantar a semente, regar, cuidar do solo, esperar o tempo certo para a colheita e, muitas vezes, pagar pelo transporte até que ela estivesse disponível para consumo. para nós, parece algo simples – basta pegar a melancia e comer –, mas houve um custo para que isso fosse possível. e eu não participei deste custo, apenas do benefício de desfrutar uma bela melancia doce, limpa e já cortada que me ofereceram.

o evangelho funciona da mesma maneira. a salvação que recebemos em Cristo Jesus é um presente gratuito, mas isso não significa que ela não teve um preço. o preço pago foi o sangue de Jesus derramado na cruz. Ele sofreu, foi humilhado e morreu em nosso lugar, para que hoje pudéssemos ter acesso à vida eterna sem precisar pagar nada por isso.

Efésios 2:8-9 diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

é tudo de graça. neste caso, a salvação e a melancia. e ambas são graças de Deus, mas nem tudo é tão doce…

é gratuita, mas custa

assim como alguém precisa plantar a melancia para que outros desfrutem do seu fruto, nós, como cristãos, também temos a responsabilidade de compartilhar o evangelho. Jesus nos chamou para sermos “semeadores da Palavra”, levando a mensagem da salvação a outras pessoas:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura
Marcos 16:15

assim, a melancia nos ensina algumas lições importantes sobre a graça de Deus:

  • é gratuita para quem recebe, mas teve um preço alto para quem a proporcionou;
  • alguém precisou plantar e cuidar, assim como Jesus pagou o preço e nos enviou a continuar semeando;
  • está disponível para todos, mas nem todos escolhem desfrutar dela. da mesma forma, a salvação está acessível a todos, mas precisa ser aceita por fé.

com isso, na próxima vez que você comer uma melancia, lembre-se: a salvação que temos em Jesus é um presente gratuito para nós, mas custou tudo para Ele. e agora, como portadores dessa mensagem, nossa missão é compartilhar essa doçura com o mundo, como uma doce melancia.

Deus abençoe.

até mais.